Secretário Estadual de Habitação visita São Carlos e anuncia grande investimento

O secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, esteve nesta quinta-feira(9), em São Carlos, para anunciar o apoio da Casa Paulista - Agência Paulista de Habitação Social – para a construção de 1.792 unidades habitacionais, que serão executadas pelo Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

As unidades serão construídas na região da Água Fria e no prolongamento da avenida Regit Arab, próximo ao bairro Cidade Aracy. Os imóveis atenderão famílias com renda mensal de até três salários mínimos, denominada faixa 1.

Silvio Torres explicou que o Programa Minha Casa, Minha Vida não conseguia atender à essa faixa de renda no Estado de São Paulo, pois os valores oferecidos não eram suficientes para a compra do terreno e construção da moradia, na maioria das cidades do Estado. No ano passado foi assinado um termo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio do Programa Casa Paulista, e o Governo Federal para atender à essa faixa da população.

O aporte da Casa Paulista foi solicitado pelo prefeito Paulo Altomani e pelo deputado Roberto Massafera, no último dia 17, quando estiveram reunidos com o secretário Silvio Torres, na sede da Secretaria, na capital paulista.

Altomani solicitou, ainda, a complementação do Governo do Estado de São Paulo para a implantação de melhorias nas unidades habitacionais. Para a construção das unidades, o Governo Estadual repassará até R$ 20 mil por unidade, para a implantação do padrão construtivo do Governo de São Paulo.

“O projeto das habitações será diferenciado, as casas serão muradas, construídas com laje para proporcionar maior conforto térmico e serão equipadas com aquecedores solares”, comentou o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano Caio Graco. O secretário explicou, ainda, que a Prefeitura irá prover os novos bairros com equipamentos públicos (creches, escolas, unidades de saúde). “A integração dos equipamentos públicos à malha residencial diminui grandes deslocamentos por parte da população”, disse Graco.

Já o diretor presidente da Prohab, Mauro Moraes, explicou que a Caixa Econômica Federal e o Programa Casa Paulista já estão formatando a parte técnica para seleção dos interessados. “Assim que a Caixa liberar o procedimento vamos divulgar como deverá ser feito o cadastramento”. Durante a cerimônia, o prefeito Paulo Altomani agradeceu ao secretário Silvio Torres e ao Governo do Estado pela atenção que o município de São Carlos está recebendo e aproveitou para fazer duas novas solicitações: 200 unidades habitacionais do CDHU e uma unidade do Programa Vila Dignidade, composta por unidades habitacionais construídas exclusivamente, para idosos com mais de 60 anos. Em resposta, o secretário afirmou que no que depender dele, os investimentos já estão aprovados.

O anúncio aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou a presença dos deputados estaduais Aldo Demarchi e Roberto Massafera, do presidente do CEPAM, Lobbe Neto, do presidente da Câmara, Marquinho Amaral, do vice-prefeito Cláudio Di Salvo, além de grande número de autoridades, secretários municipais, vereadores e imprensa.


Criado por Rodrigo Lima