A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, inaugurou no último sábado (18), o novo espaço onde vai ser instalado o Albergue Infantil “Cláudia Picchi Porto”, localizado na avenida José Pereira Lopes, ao lado da capela do Diocesano. O local pertence ao Centro Pastoral da Diocese de São Carlos, que foi oferecido, pelo bispo Dom Paulo Sérgio Machado.
Participaram da solenidade o prefeito Paulo Altomani, a primeira-dama a presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, o vice-prefeito Cláudio Di Salvo e sua esposa Semíramis Di Salvo, o presidente do Cepam, Lobbe Neto, que na ocasião estava representando o governador Geraldo Alckmin, a vereadora Laíde Simões, presidente interina da Câmara Municipal, o defensor público, Jonas Zoli Segura, o promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Mário José Corrêa de Paula, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Cláudio do Prado Amaral, padre Márcio Gaido, representando a Cúria Diocesana, e o delegado Geraldo Souza Filho, representando a Delegacia Seccional, além diversos secretários municipais, vereadores e representantes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para fazer a transferência das 43 crianças e adolescentes, que hoje frequentam o espaço localizado nos altos da Vila Nery, foram realizadas algumas adequações, como as reformas dos telhados, das calhas, banheiros (um deles sendo adaptado, seguindo as normas de acessibilidade), criação de uma cozinha de apoio, reformas na parte elétrica e do forro de madeira, pinturas nas partes internas e externas, troca dos vidros e também a colocação de grades nas janelas.
Os recursos utilizados para estas reformas foram arrecadados em janeiro quando a primeira-dama realizou uma festa beneficente para comemorar o aniversário do prefeito. “Conseguimos arrecadar R$ 25.392,00 para fazer a reforma do local e arrecadamos mais de 7 mil fraldas, além de produtos de higiene”, confirma Alice Altomani.
O prefeito Paulo Altomani disse que esse foi um compromisso assumido antes mesmo do início da sua administração para oferecer condições dignas às crianças assistidas no albergue. “Esses pequenos cidadãos estão alojados em um depósito, sem as mínimas condições de cidadania e de qualidade de vida. Essas novas instalações vão oferecer dignidade às crianças e adolescentes que foram subtraídas de suas famílias por determinação da justiça. Quando visitamos o albergue ficamos indignados com as péssimas condições que elas estavam vivendo. Tive total apoio da justiça e do bispo diocesano para que pudéssemos melhorar a vida desses pequenos”, afirmou.
De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti, essa mudança de local representa uma grande conquista para a administração, o que vai propiciar uma melhor qualidade de vida às crianças e adolescente. “Essa é uma promessa do prefeito Paulo Altomani desde dezembro do ano passado. De lá para cá lutamos muito para que isso fosse concretizado. Tenho certeza que as crianças e adolescentes estarão sendo atendidos em um local mais digno de se viver”, completou.
Wiviane informou, ainda, que as crianças serão transferidas para o novo local até o final dessa semana, quando deverá estar concluído todo o processo de convênio com o Salesianos, entidade que vai administrar o novo albergue.
21/Outubro/2023
182 Views