Caballero pede atenção com o período de chuva em São Carlos

As chuvas que atingiram a cidade na última segunda-feira (25), pegaram todos de surpresa e em aproximadamente 50 minutos devidos aos diversos pontos de alagamento que foram registrados a partir da 19h deixando São Carlos separada por várias “ilhas”.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero a cidade registrou um alto número publiométrico, algo em torno de 25 a 30 milímetros cúbicos de água em um espaço muito curto, cerca de 40 ou 50 minutos. “Tivemos um registro de um alto número publiométrico em questão de 40 ou 50 minutos, posteriormente as chuvas já se mantiveram mais estáveis, mas nas regiões do Centro, Getúlio Vargas e Jardim Tangará elas ocasionaram alguns transtornos para a população”, explicou.

Caballero lembra que estamos no final das estações das chuvas e em caso de chuvas muito fortes como a da última segunda-feira (25), é importante que a população peste atenção nos boletins que são enviados pela Defesa Civil para as rádios da cidade e na orientação dos órgãos oficiais. “Pedimos muita atenção com de ruas e avenidas que estão próximos dos córregos e que a população siga as orientações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e dos Agentes de Transito, pois isso é muito importante para a própria segurança dos populares e justamente com isso se manter escutando as rádios da cidade que passam boletim sobre a situação especialmente da parte de transito”, comentou.

O coordenador explicou que a situação passa a causar preocupação a partir que a água passa a atingir o nível das sarjetas das vias públicas subindo nas calçadas a partir desse momento é importante que não se transite de carros, motocicletas ou mesmo caminhe por esses pontos.

Serra do Aracy – Outro ponto que trás preocupação para a Defesa Civil quando chove a serra que dá acesso ao bairro do Cidade Aracy, onde em diversas situações já houveram deslizamento de pedras na região Caballero explicou que ela esta sendo monitorada e que após esse período de chuvas vão ser realizados alguns estudos geológicos na região. “A Serra do Aracy esta sendo monitorada, mas ainda a gente esta vendo para fazer um estudo geológico completo dela, para se for necessário depois da passagem das chuvas fazer obras de contenções. Para isso nos precisamos de um estudo geológico daquela região que hoje a prefeitura ainda não tem”, disse.

O coordenador complementou dizendo que hoje a cidade tem 26 pontos de alagamentos, porém alguns são de grande preocupação para a Defesa Civil essas são as regiões ligadas ao córrego do Monjolinho, como o Parque do Kartodromo e a região da rotatória do Cristo, na avenida Getúlio Vargas nas proximidades da empresa Latina e nos cruzamento da Fepasa como o CDHU, a rotatória da Praça Itália e o pontilhão da rua Itália (antiga Travessa 8).

Por Danilo Moreno


Criado por Rodrigo Lima