Rio de Janeiro, RJ – Luiz Augusto Zanon é o novo técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina. O nome do paulista de São Carlos foi confirmado no cargo, nesta quinta-feira (dia 28), pelo Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Vanderlei Mazzuchini. Aos 49 anos (17/06/1963), Zanon irá dirigir pela primeira vez uma equipe nacional e substituirá Luiz Cláudio Tarallo, que teve o contrato encerrado em dezembro.
“Confesso que não esperava esse convite agora. Posso garantir que é uma satisfação e um privilégio ser o técnico da seleção brasileira. Temos um trabalho árduo pela frente e todas as condições para colocar novamente o Brasil entre os quatro melhores do mundo. É um desafio que vamos conseguir vencer”, afirmou o técnico de Americana, que irá conceder entrevista coletiva após o término da Liga de Basquete Feminina.
Além do Campeonato Sul-Americano, no mês junho, a Seleção Brasileira tem como principal objetivo na temporada 2013 conquistar uma vaga para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014.
“Estamos dando início a um ciclo olímpico que termina nos Jogos Rio 2016. No Campeonato Sul-Americano, marcado para o mês de junho, o objetivo é manter a hegemonia do continente. Na Copa América do México, em setembro, a meta é buscar o título e a vaga para o Mundial”, disse Zanon, que foi o primeiro técnico de basquete a vencer, tanto no masculino quanto no feminino, os Campeonatos Paulista e Brasileiro.
Para alcançar seus objetivos, o técnico Zanon afirmou que não medirá esforços para ter as melhores jogadoras vestindo a camisa da seleção brasileira.
“Na minha forma de trabalhar, vou sempre convocar e contar com as melhores jogadoras em atividade, sejam elas as mais experientes ou as com menos bagagem internacional. Não abro mão de ninguém. Vamos mesclar as gerações para sempre termos um time forte e competitivo. O importante é pensar e trabalhar em prol do basquete feminino brasileiro”, finalizou.
FICHA TÉCNICA
Nome completo: Luiz Augusto Zanon
Nascimento: 17 de junho de 1963
Natural: São Carlos (SP)
Clube que começou: São Carlos (SP)
Equipes que defendeu como jogador:
São Carlos (SP), Piracicaba (SP), Rio Claro (SP), Monte Líbano (SP), Nosso Clube de Limeira (SP), Corinthians (SP), COC/Ribeirão Preto (SP) e Casa Branca (SP).
Na seleção brasileira
Jogos Pan-Americanos
5º lugar em Havana (Cuba – 1991)
Campeonato Sul-Americano Adulto
campeão (Equador – 1989)
vice-campeão (Venezuela – 1991)
Campeonato Mundial Juvenil
medalha de bronze (Espanha – 1983)
Copa Pan-Americano Juvenil
campeão (Brasil – 1982)
Campeonato Sul-Americano Juvenil
campeão (Colômbia – 1982)
Equipes como técnico:
Masculino – Winner/Limeira (SP) de 2004 a 2009
Títulos conquistados
campeão paulista (Limeira/2008) e campeão brasileiro (Limeira/2006)
Feminino – Americana (SP) desde 2009
Títulos conquistados
campeão paulista (2010 e 2012) e campeão brasileiro (2012)
Campanha de Zanon com Americana em 2012
Seis competições e seis títulos
LBF 2012 – 23 jogos e 22 vitórias
Sul-Americano de Clubes – 5 jogos e 5 vitórias
Jogos Abertos Brasileiros – 5 jogos e 5 vitórias
Jogos Regionais – 4 jogos e 4 vitórias
Jogos Abertos do Interior – 5 jogos e 5 vitórias
Campeonato Paulista – 13 jogos e 9 vitórias
Resumo: 55 jogos e 50 vitórias.
21/Outubro/2023
183 Views