INAUGURAÇAO DA ETE MONJOLINHO EM SÃO CARLOS COMPLETA HOJE 13 ANOS.

Sc News

São Carlos comemora hoje o aniversario de 13 anos de inauguração da ETE- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO MONJOLINHO evento acontecido em 01 de dezembro de 2008.

A MAIOR OBRA PUBLICA DE SÃO CARLOS DOS SECULOS (XX E XXI).

Há treze anos, em 13 de dezembro de 2008, em uma linda solenidade que contou com a presença da senadora Marina Silva, de autoridades do Governo Federal, estadual e de vários municípios da região, no ultimo mês da gestão do prefeito Newton Lima, com a presença do prefeito recém eleito Osvaldo Barba, e de Eduardo Antonio Teixeira Cotrim entao presidente do SAAE, foi a inaugurada ou dado o start da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE- Estaçao de Tratamento de Esgoto Monjolinho (São Carlos), localizada na estrada municipal Cônego Washington José Pêra, na Água Fria.

A grande e monumental obra, uma das mais modernas representou na época o resgate da divida ambiental de São Carlos, já que nossa cidade, até aquela data não tratava um litro sequer do esgoto coletado e iniciou-se ali a superação da degradação ambiental que a nossa cidade e região sofriam a cerca de 150 anos.

O projeto desta ETE foi desenvolvido por pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e é reconhecido nacionalmente como um dos melhores e mais avançados já implantados no pais.

A primeira etapa da Estação inaugurada nesta data passou a tratar cerca de 75% do esgoto coletado na sede do município, hoje,com as obras complementares trata cerca de 90%.

Foi um dia memorável, para a cidade e para o meio ambiente.

Os nossos rios, principalmente o Monjolinho, o Tijuco Preto e o Gregório, época totalmente poluídos, mortos e sem vida, a partir da destinação final dos efluentes orgânicos domésticos para a ETE a nesta data passaram lentamente a se recuperar passando a respirar, a ter vida, hoje a água já esta mais clara e em muitos locais os peixes já retornaram ainda que timidamente. A vida voltando.

Nossos rios voltaram a respirar, a ter oxigênio, voltaram a viver, a ter fauna de novo, pois estavam totalmente mortos, lentamente estão se recuperando.

Fazem apenas TREZE anos, muito há ainda por se fazer pelo saneamento, em São Carlos e no Brasil

Nossos parabéns ao presidente do SAAE a época e todos que lutaram por isso, aos funcionários do SAAE, aos funcionários das empresas contratadas aos engenheiros e projetistas aos os técnicos da Universidade Federal e da USP .

 


Criado por Rodrigo Lima