Prefeitura oferece só 1,19% de aumento real aos servidores

Após quatro reuniões na semana passada, as discussões entre representantes sindicais do Sindspam (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Carlos) e da Prefeitura Municipal, para tratar sobre o Acordo Coletivo da categoria, não evoluíram muito. Essa é a visão que os dirigentes sindicais estão tendo até agora.

A Administração ofereceu um aumento de 7,5 %, sendo 6,31% em relação ao reajuste obrigatório pelo IPCA e apenas 1,19 % de aumento real nos salários dos servidores. “Não estamos satisfeitos com esse índice, nosso grupo técnico fez um estudo com números passados pela própria administração que demonstram que é possível dar um aumento maior. Durante essas reuniões nossos diretores mostraram para os representantes do prefeito o resultado desse estudo técnico, apresentando inclusive planilhas, passamos também a cobrar as promessas de campanha que o senhor prefeito Paulo Altomani fez aqui dentro do nosso sindicato na presença de vários servidores e de alguns de seus assessores que hoje ocupam importantes cargos no governo”, disse.

Adail Alves de Toledo, presidente do sindicato. A única conquista garantida até agora a forma que será feito o pagamento do tíquete refeição no valor de R$ 100,00. “Eles se propuseram em pagar o valor do tíquete em forma de abono até que se contrate a empresa que irá fornecer esse tíquete, a mesma será escolhida por meio de uma licitação”, explicou Adail.

Mais promessas – Durante a convenção do seu partido, o PSDB, no último domingo (17), o prefeito Paulo Altomani disse que iria oferecer um reajuste de 10 % aos servidores que tivessem um salário menor e o IPCA para quem ganhasse mais. “Isso é um absurdo”, disse Adail. “Essa fala do prefeito não tem fundamento e ainda por cima é inconstitucional, é mais uma promessa, iguais as que foram feitas aqui dentro do nosso sindicato antes das eleições”, desabafou o presidente. O item 10 do artigo 37 da Constituição Federal diz que a remuneração dos servidores públicos e o subsídio devem ocorrer sem a distinção de índices. Porém Adail viu um lado positivo nessa declaração dada pelo prefeito. A mesma comprova o que o sindicato já sabe que a Prefeitura tem dinheiro para dar um aumento maior. “O prefeito nessa declaração demonstrou que é possível sim dar um aumento maior a esse oferecido, dinheiro tem, se não ele não tinha falado o que falou e isso já sabemos, pois temos os estudos do nosso grupo técnico que comprovam essas condições”, finalizou Adail.

Assembleia – Adail comunicou que a primeira assembleia com os servidores será realizada na próxima sexta-feira (22) na sede social do sindicado na rua dos Ferroviários em frente a escola Jesuíno de Arruda na Vila Prado. A primeira chamada está marcada para as 18hs e a segunda para às 18h30. A participação dos servidores é de fundamental importância para os objetivos da categoria.

Audiência Pública – A Câmara Municipal aprovou por unanimidade requerimento de autoria do vereador Lineu Navarro (PT) para realização de Audiência Pública, na qual será discutido o Acordo Coletivo 2013/2014 do funcionalismo público municipal. A data para realização dessa audiência ainda não foi definida.


Criado por Rodrigo Lima