Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (25), nas dependências do Tiro de Guerra 02-035, em comemoração ao Dia do Exército, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, recebeu a Medalha Mérito do Tiro de Guerra e diploma em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidadania e ao civismo.
A solenidade teve presenças do Chefe de Instrução Tiro de Guerra, Subtenente Julio Cezar de Alencar, do 1º Sargento Edson Roberto Polli, do vereador Robertinho Mori, do engenheiro José Guilherme Sabe e do secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, que representou o prefeito Airton Garcia.
A medalha de mérito do Tiro de Guerra foi instituída no ano de 2007 em comemoração aos 105 anos da criação do primeiro Tiro de Guerra do Brasil, na cidade de Rio Grande (RS), com a fundação de uma sociedade de Tiro ao Alvo com finalidade militar. A honraria se destina a premiar civis e militares que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional, desenvolvem os valores espirituais e morais da nacionalidade e o sentimento de obrigações para com a pátria,contribuindo para fortalecer a cidadania.
A medalha simboliza a gratidão e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da nossa nação e fortalecimento do Tiro de Guerra no município de São Carlos.
Ao agradecer a homenagem, Marquinho Amaral destacou a importância de valorizar as datas cívicas, hoje pouco conhecidas pelas crianças e jovens, afirmando que “não podemos nunca nos esquecer do passado, pois se nós aqui estamos hoje com democracia, comemorando uma significativa data, é porque nós tivemos heróis que tombaram nas trincheiras, perderam seus familiares e suas próprias vidas em defesa da nossa amada pátria nosso querido Brasil”.
Lembrou que há muito tempo a Câmara Municipal tem sido parceira do TG 02035. “Muitas conquistas, muitas obras e melhorias foram feitas através da economia de recursos do duodécimo da Câmara e também por meio de emendas parlamentares". Fez referência a uma perua Kombi, carro e maquinário destinados à corporação no passado e as doações realizadas nesta sexta-feira.
Marquinho e o vereador Robertinho Mori entregaram ao Tiro de Guerra uma impressora e um instrumento musical (este doado mediante emenda parlamentar do vereador Robertinho).
Marquinho afirmou que em breve nas dependências do Tiro de Guerra será instalada a sede da Junta do Serviço Militar “para facilitar a vida dos jovens que num mesmo local cumprirão com suas obrigações militares”.
O presidente da Câmara ressaltou que recebeu a homenagem em nome dos vereadores, “como um reconhecimento ao Legislativo, instituição democrática que ouve a população e, muitas vezes, recebe críticas de quem que não a conhece; quem conhece e acompanha os trabalhos da Câmara sabe que os vereadores estão dedicados a trabalhar pelo nosso Brasil”.
“Durante meus mandatos sempre fui e continuarei sendo um parceiro e amigo do Tiro de Guerra”, escreveu Marquinho em sua rede social, observando que assim segue os passos de seu pai, Francisco Xavier Amaral Filho e de seu irmão, Samuel Amaral. Ambos exerceram cargos de presidente e diretor geral da Câmara, oferecendo grande apoio às atividades da instituição militar.
21/Outubro/2023
202 Views