Vereador Djalma participa de ato por justiça para Mãe Bernadete e em protesto à violência contra a população negra

Sc News

O vereador Djalma Nery (PSOL) participou do ato por justiça pelo assassinato de Mãe Bernadete Pacífico, liderança quilombola da Bahia, e em protesto à violência contra a população negra. O evento aconteceu na Praça do Mercadão de São Carlos no final da tarde desta quinta-feira (24).

 

Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, de 72 anos, era yalorixá, ex-secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e líder da comunidade quilombola Pitanga dos Palmares, localizada na cidade de Simões Filho (BA). Ela foi morta a tiros na noite de 17 de agosto.

 

Durante o ato, Djalma comentou a fala do governador Jerônimo Rodrigues (PT) — a qual sugere que o assassinato pode ter se dado em função de uma "guerra de facções" —, afirmando que tal declaração mancha a memória de Mãe Bernadete e de sua luta íntegra, reta e incessante.

 

Conforme destacou o vereador, o crime, ao que tudo indica, tem relação com disputas fundiárias no estado e com o até hoje não esclarecido assassinato do filho de Mãe Bernadete, em 2017.

 

Djalma agradeceu ao Fórum de Direitos Humanos, ao Conselho da Comunidade Negra e a todos os movimentos e organizações que participaram. "É necessário integrar todas as lutas contra opressões com a luta anticapitalista! Todo mundo tem papel na luta diária por formação de consciência", declarou.


Criado por Rodrigo Lima