A Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo/Escorpião, realizada entre 28 de agosto a 1º de setembro, foi marcada pela intensificação das ações educativas realizadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias.
Nesta sexta-feira (01/09) Agentes de Combate às Endemias realizaram um plantão de informações no Terminal Rodoviário, esclarecendo a população sobre as principais medidas de prevenção ao escorpião e ao acidente escorpiônico, bem como sobre a importância do rápido e adequado socorro às vítimas de picadas.
É importante ressaltar que crianças com até 10 anos de idade são consideradas grupo de risco, por sofrerem as consequências do veneno do escorpião com maior gravidade. Em caso de picada, crianças devem ser conduzidas à Santa Casa, que é o local onde fica o soro antiveneno específico.
Em 2023 foram registradas em São Carlos 24 picadas de escorpião (até julho), 2 consideradas graves ocorridas no mês de janeiro, 136 notificações de encontro do animal e realizadas 131 vistorias.
Outras informações podem ser obtidas da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, localizada na Rua Conde do Pinhal, nº 2161, no centro ou pelo telefone (16) 3307-7405.
21/Outubro/2023
204 Views