O vereador Dé Alvim (PT) apresentou, na Câmara Municipal, requerimento que pede informações sobre a estruturação e funcionamento do Programa Saúde da Família (PSF) e das equipes que realizam os atendimentos domiciliares, as chamadas Unidades de Saúde da Família (USFs), na cidade.
Segundo Dé, existem inúmeras reclamações da população a respeito da eficácia do atendimento prestado pelo programa. Ele aponta também o crescimento exponencial que o programa teve nos últimos anos, chamando a atenção para o fato de as Unidades de Saúde da Família não estarem devidamente preparadas para suprir o aumento da demanda de atendimentos. Ele lembra que em 2001 o programa contava com apenas quatro USFs e que hoje esse número cresceu, são quinze unidades que atendem aproximadamente 40 mil habitantes na cidade.
Através do requerimento, o vereador questiona se a Prefeitura Municipal tem ciência de tais reclamações por parte dos usuários do programa. Ele solicita também informações sobre a quantidade de equipes de atendimento que atuam nas unidades e se o número de profissionais que nelas trabalham é suficiente.
Para o vereador, é importante ficar atento à situação atual do programa, já que “a prevenção é o melhor método para promover a saúde” diz. Ele espera que melhorias sejam propostas no sentido de aprimorar o atendimento prestado aos munícipes.
21/Outubro/2023
182 Views