Representantes de Procons de todo o estado participam de curso em São Carlos

A Fundação Procon-SP, em parceria com o Procon de São Carlos, promove até quinta-feira (9), das 8h30 às 17h, o Curso Básico de Atendimento, voltado para os funcionários dos Procons de todo o Estado de São Paulo, que está sendo ministrado por técnicos da própria Fundação.

A abertura do curso aconteceu na manhã desta terça-feira (7), no Paço Municipal e contou com a presença de representantes de 21 municípios, do secretário municipal de Governo, Júlio Soldado, do diretor do Procon São Carlos, Joner José Nery, do promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Denílson de Souza Freitas, e Dante José Donato, diretor do Departamento de Pessoal e um dos fundadores do Procon na cidade.

Durante seu discurso, o secretário de Governo ressaltou a importância de sediar esse encontro com representantes dos Procons e disse que a cidade precisa adquirir a sede regional do órgão. “Por decisão do prefeito Paulo Altomani, estamos providenciando um espaço maior para abrigar o Procon, além de aumentar o número de servidores para que possam oferecer um ótimo atendimento à população”, informou.

O diretor do Procon disse que essa está sendo uma oportunidade para que os atendentes dos Procons possam se qualificar, sem a necessidade de ter que se deslocarem até a capital paulista. “Toda a população será beneficiada com
a realização do curso, uma vez que o órgão terá condições de oferecer um acolhimento mais adequado para atender as necessidades de cada cidadão. Isso vai fazer com que todos os municípios tenham as mesmas informações”, resumiu.

A supervisora da Diretoria de Relações Institucionais da Fundação Procon, Ana Paula Guedes, esclareceu que o objetivo é capacitar todos os funcionários dos Procons para quem estejam aptos a passar informações sobre o Código
de Defesa do Consumidor, Procedimentos para Atendimento e Abertura de Reclamação, Legislação Correlata, Certidão e Nota Fiscal Paulista. “Para nós é muito gratificante quando uma Prefeitura oferece condições para ministrarmos esse curso. A Prefeitura de São Carlos se prontificou em nos ajudar a reunir esses municípios aqui, o que facilitará bastante o nosso trabalho. Quem ganha com isso é só a população, que terá um atendimento de qualidade”, afirmou.

O promotor de Justiça, Denílson de Souza Freitas, garantiu que todas as pessoas que lidam com o público precisam passar por constantes processos de reciclagem para a prestação de um serviço adequado e, ver esse curso de
âmbito estadual sendo ministrado em São Carlos é de grande importância para toda a comunidade. “O Ministério Público está envidando esforços para melhorar a estrutura do Procon e tentar a criação de um Conselho Municipal de Defesa do Consumidor. Isso nos enche de alegria e vamos torcer para que isso se repita”, completou. 

O curso terá continuidade nesta quarta-feira (8), no auditório do Paço Municipal. Já na quinta-feira (9), o curso será ministrado no auditório da Câmara Municipal, localizado na rua 7 de Setembro, 2.078, no centro. 


Criado por Rodrigo Lima