Vereadores são-carlenses visitam o DRS-Araraquara para tratar da falta de medicamentos de alto custo

Sc News

Nesta quinta-feira (9), os vereadores Cidinha do Oncológico (Progressistas), Djalma Nery (PSOL), Lucão Fernandes (MDB) e Professora Neusa (Cidadania), junto com Mariana Passoni, chefe da Seção de Apoio à Assistência Farmacêutica da Prefeitura de São Carlos, estiveram no Departamento Regional de Saúde em Araraquara (DRS III) para tratar da falta de medicamentos na Farmácia de Alto Custo.

 Os parlamentares são-carlenses foram recebidos por Jeferson Yashuda, diretor do DRS III, e Fabrício Ogusuku, diretor do Núcleo Assistência Farmacêutica. O departamento atende 24 municípios no processo de distribuição de medicamentos de alto custo, inclusive São Carlos.

 A reunião teve o intuito de verificar a falta de medicamentos na farmácia e buscar uma solução para o problema que aflige muitos cidadãos, relataram os vereadores. Na ocasião, discutiu-se uma forma de facilitar para quem necessita da farmácia a averiguação da disponibilidade de medicamentos específicos por meio de uma lista de medicamentos faltosos. A princípio, esta lista é extra oficial, fazendo parte de um projeto piloto, fase inicial de um teste.

 Os vereadores ainda destacaram que a fila para retirar medicamentos é muito grande e muitas vezes, após tanta espera, a pessoa ainda fica sem o medicamento. Portanto, disponibilizar uma lista dinâmica que exponha os medicamentos faltosos toda semana seria uma forma de atender os munícipes carentes, um trabalho a ser realizado em parceria entre São Carlos e o DRS III-Araraquara.


Criado por Rodrigo Lima