SÃO CARLOS EXPERIENCE REALIZA ATÉ DOMINGO MAIS DE 200 ATIVIDADES DE INOVAÇÃO, CULTURA, ARTE, TECNOLOGIA E GASTRONOMIA

Sc News

O secretário municipal de Governo, Netto Donato, participou na manhã desta quarta-feira (25/10), no Onovolab, da abertura do São Carlos Experience 2023, uma experiência épica e inovadora que reúne mais de 200 atividades de inovação, cultura, arte, tecnologia, turismo, empreendedorismo e gastronomia com eventos simultâneos por toda a cidade de 25 a 29 de outubro.
Realizado pela Dtrip – Inteligência em Eventos, em parceria com a IAM Founder, empresa de São Carlos que alavanca startups em fase inicial, o São Carlos Experience 2023, é considerado o Festival dos Festivais e nasce na Capital Nacional da Tecnologia com a proposta de fortalecer conexões e divulgar amplamente empresas, pessoas, instituições, negócios e cases inspiradores locais e globais, através de palestras, debates, oficinas, workshops, shows, intervenções artísticas, turismo e muita gastronomia.
As atividades devem movimentar a economia da cidade até o domingo (29/10), oferecendo shows, intervenções artísticas, turismo e festivais gastronômicos debatendo trilhas temáticas sobre inovação, tecnologia, ciência e empreendedorismo com a promoção de ações e reflexões sobre o futuro justo e sustentável.
O secretário de Governo, Netto Donato, ressaltou que São Carlos reúne universidades públicas como USP e UFSCar, campus avançado do IFSP, centros de inovação e pesquisa, duas unidades da EMBRAPA, e conta com um qualificado ecossistema de empreendedorismo e inovação conhecido como SancaHub.
“O Festival, portanto, reúne essa característica da cidade, realizar a troca de experiências de como se conectar com as tendências do mundo, com eventos itinerantes, simultâneos, sequenciais e sustentáveis, que terão como principal objetivo dar acesso, democratizar e difundir o que de melhor se produz no ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo de São Carlos, unindo conteúdos técnicos e de negócios a cultura, arte e gastronomia”, destacou.
Netto, ressaltou, ainda, que a 100 Open Startups, plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, divulgou o Ranking TOP Ecossistemas 2023 e São Carlos aparece em terceiro lugar entre as cidades do país que mais investem em startups, perdendo apenas para Florianópolis e Vitória.
Daniel Moreira, representante da Dtrip Eventos, destacou que São Carlos tinha uma demanda por um evento de conexão de várias pessoas que desenvolvem inovação e empreendedorismo.
“O evento vem para iluminar as coisas positivas de São Carlos. São quase 80 expositores, 60 startups, empresas que estão nascendo em estágio embrionário ou mais avançadas e nós acabamos oportunizando novos contatos e possibilidades para que esses empresários tenham novas possibilidades de crescer, se desenvolver, gerar emprego e renda”, disse.
O professor doutor Tito Bonagamba, do Instituto de Física de São Carlos, fez a palestra de abertura e destacou que a cidade tem a característica de unir transferência de conhecimento para a transformação da sociedade com a criação de startups.
“São Carlos serve de modelo para o Brasil, tem posição de destaque no apoio as startups e conduz bem a transferência de conhecimento, o suporte social, o processo de ensino, ciência e inovação. Essa transferência ocorre através dos alunos que passam pelas universidades e através de parcerias com apoio dos investidores, agências de fomento, fortalecendo as startups”, frisou.
Também participaram da abertura do São Carlos Experience 2023, Leandro Palmieri e Anderson Criativo donos do ONOVOLAB, os secretários municipais Leandro Severo (Comunicação), Luís Panone (Desenvolvimento Econômico), Walcinyr Bragatto (Administração Regional), a Prof.ª Dr.ª Ivone Mascarenhas, Sylvio Goulart Rosa Jr, do ParqTec, entre outros pesquisadores e cientistas de São Carlos.
A programação completa do São Carlos Experience 2023 pode ser consultada no link https://saocarlosexperience.com/programacao/programacao-por-data/.


Criado por Rodrigo Lima