34º CURTA KINOFORUM DESTACA CINEMAS INDÍGENAS BRASILEIROS E FILMES DE GODARD E ZÉ CELSO

Sc News

Com a mais robusta programação dos últimos anos, o 34º Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo - apresenta 301 filmes, representando 53 países. Com todas as atividades gratuitas, o evento acontece de 24/08 a 3/09, ocupando 45 salas de cinema e pontos de exibição na Região Metropolitana de São Paulo.

 

Entre suas principais atrações, o evento traz o último filme do cineasta francês Jean-Luc Godard (1930-2022), “Trailer do Filme Que Nunca Existirá: ‘Guerras de Mentira’”. O curta ganha projeção especial ao ar livre acompanhado de “O Parto”, obra realizada por José Celso Martinez Correa (1937-2023) e Celso Luccas em Portugal em 1975.

 

Uma ampla programação apresenta e discute a recente cinematografia indígena brasileira, com retrospectivas dedicadas a três autores de destaque dessa cena: Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro. O festival programou também obras de outros cineastas indígenas. Há espaço para uma trilogia realizada por cineastas Yanomami que vai estar no próximo Festival de Veneza e para filmes sobre questões ligadas aos povos originários dirigidos por cineastas não indígenas. É o caso do inédito “Onde a Floresta Acaba”, que recupera as viagens com o jornalista britânico Dom Phillips, assassinado na Amazônia, em sessão que será acompanhada pela viúva de Philipps, Alessandra Sampaio.

 

É farta a presença de atrizes e atores consagradas entre os curtas exibidos no festival. Entre os nomes mais conhecidos presentes em títulos recentes e em retrospectivas da programação estão Zezé Motta, Elias Andreato, Edson Celulari, Carla Camuratti, Ney Latorraca,  Rosi Campos, José Rubens Chachá, Sandra Annenberg, Jonas Bloch e Marco Ricca e Grace Passô. 

 

Diretores com carreira reconhecida assinam trabalhos em pré-estreia mundial, como “Gado Novo”, de Beto Brant, e “Quinze Quase Dezesseis”, de Thais Fujinaga, ao lado de obras recentes de Anna Muylaert (“O Nosso Pai”) e Cristiano Burlan (“O Condutor da Cabine”).

 

Há filmes premiados e elogiados nos principais eventos cinematográficos planetários, como os festivais de Cannes, Berlim, Veneza, Locarno e Roterdã. Ao mesmo tempo, a programação reúne diversos curtas-metragens que abordam questões LGBTQIA+, meio ambiente, negritude, pessoas com deficiência e ativismo político e social.

 

Responsável por “Luminaris”, o curta mais premiado de toda a história do cinema, o animador argentino Juan Pablo Zaramella ganha retrospectiva e conversa com o público. A atriz brasileira Gilda Nomacce, cuja carreira acumula participação em 47 obras,  é homenageada. Já o diretor Djalma Limongi Batista (1947-2023) tem sua inovadora produção de filmes curtos revisitada e discutida em um debate.

 

A emergente cena audiovisual do interior do estado de São Paulo volta a ser atração no Curta Kinoforum, com obras realizadas na região do Vale do Paranapanema (o inédito “Despovoado, Ou Tudo Que a Gente Podia Ser”, de Guilherme Xavier Ribeiro), nas cidades de Marília e Vera Cruz (“Habitar”, de Antonio Fargoni) e Rio Claro (“Arrimo”, de Rogério Borges).

 

Uma nova seção permanente é inaugurada este ano, a Mostra Horizontes, com obras recentes, brasileiras e estrangeiras, protagonizadas por personagens e temáticas jovens. Também com curtas da mais recente safra produzidos em diferentes países, continuam na programação as tradicionais Mostra Limite, com títulos caracterizados pela experimentação e ousadia de linguagem, e Nocturnu - Cine Fantástico e de Horror, uma das prediletas dos jovens cinéfilos que frequentam o festival.

 

Também tem nova edição a Mostra Infantojuvenil, com programas voltados a crianças e adolescentes, além de atividades presenciais.

 

Três retrospectivas reúnem destaques de diferentes momentos da produção brasileira de filmes de curta duração. Obras clássicas, assinadas por Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade, entre outros, estão no programa Curta Cinemateca, que merece projeção ao ar livre na Cinemateca Brasileira. A Retrospectiva Prêmio Estímulo exibe cópias em película 35mm de obras paulistas dos anos 1980 e 1990 de cineastas como Tata Amaral, Cao Hamburger, Toni Venturi e Alain Fresnot. E o programa Favoritos da Crítica (Abraccine) apresenta os dez curtas-metragens brasileiros vencedores da última eleição promovida pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Abraccine.

 

Encontros e projeções com temas ligados à tecnologia estão na grade de programação, envolvendo os desafios da Inteligência Artificial e a produção para o TikTok e Reels. A produção realizada em cursos audiovisuais e oficinas audiovisuais estão nos programas Cinema em Curso, CIBA/CILECT - O Cinema das Escolas Latino-Americanas e Oficinas de Realização Audiovisual: Narrativas em Movimento, além do debate “A Produção das Escolas de Audiovisual da América Latina”, parte do seminário Conexão USP-Kinoforum.

 

Novos curtas franceses podem ser conhecidos no programa Carta Branca à Unifrance e obras de André Novais Oliveira e Carlos Adriano com duração maior que o padrão do festival, de 25 minutos, estão em Por Uns Minutos a Mais.

 

O 34º Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo promove ainda uma série de atividades paralelas, como encontros, debates e oficinas, a serem anunciadas. 

 

As exibições e atividades paralelas acontecem no Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira, CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Augusta e Museu da Imagem e do Som. O circuito Cinema na Comunidade leva títulos do evento a 40 locais da Região Metropolitana de São Paulo, como centros culturais, casas de cultura, ocupações e a Terra Indígena Jaraguá. Recortes da programação podem ser acessados em todo o país através das plataformas parceiras Itaú Cultural Play, Porta Curtas, Sesc Digital e Spcine Play.

 

Para a diretora do evento, a produtora Zita Carvalhosa, na atualidade, convivemos com “várias visões de mundo, nem sempre em harmonia. E tantas vozes ainda precisam se fazer ouvidas, o que nos exige disposição para a troca e abertura para o novo. Esse é o território em que vivemos no Curta Kinoforum.”

 

O 34° Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum é uma iniciativa da Associação Cultural Kinoforum e tem direção da produtora Zita Carvalhosa. O patrocínio é do Itaú Unibanco, ProAC Editais, Spcine e Casa di Conti. A realização é da Associação Cultural Kinoforum, Sesc São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Cinemateca Brasileira, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.

 

 

 

conheça ao final detalhes da programação.

 

FOTOS FILMES 

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1WG45G4emu6lxlrezAdN2aF64EeThZr6h 

 

FOTOS DA ATRIZ GILDA NOMACCE

https://drive.google.com/drive/folders/1QMDl9wSGtZj4PfiH3hd-_9gSbcCC359d 

 

TRAILERS DOS FILMES

https://drive.google.com/drive/folders/1bGNPKR01sCuXfNtzz5VKh9vAve34cpZa 

 

Serviço

34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo

https://kinoforum.org/

de 24 de agosto a 3 de setembro de 2023

entrada franca

 

patrocínio 

Itaú Unibanco

ProAC Editais

Prefeitura Municipal de São Paulo / Spcine

Casa di Conti

 

realização 

Associação Cultural Kinoforum

Sesc São Paulo

Museu da Imagem e do Som

Cinemateca Brasileira

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo 

Ministério da Cultura

 

locais

Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso 207, Vila Clementino - São Paulo  

CineSesc - Rua Augusta 2075, Cerqueira César - São Paulo

Circuito Spcine Lima Barreto / Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro 1000, Paraíso - São Paulo

Espaço Itaú de Cinema - Augusta (Anexo, Sala 4) - Rua Augusta 1470, Consolação - São Paulo

Museu da Imagem e do Som - Av. Europa 158, Jardim Europa - São Paulo 

 

plataformas

Itaú Cultural Play - https://www.itauculturalplay.com.br/

Porta Curtas - https://www.portacurtas.com.br/

Sesc Digital - https://www.spcineplay.com.br/

Spcine Play - https://sesc.digital/

 

Circuito Cinema na Comunidade

Aldeia Tekoa Itakupe - Av. Chica Luiza s/n°, Terra Indígena Jaraguá - São Paulo

Casa de Cultura Chico Science - Av. Presidente Tancredo Neves 1265, Vila Moinho Velho - São Paulo

Casa de Cultura da Brasilândia - Praça Benedita Cavalheiro s/nº, Brasilândia - São Paulo 

Casa de Cultura da Freguesia do Ó - Largo da Matriz 215, Freguesia do Ó - São Paulo

Casa de Cultura de Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto 131, Santo Amaro - São Paulo

Casa de Cultura do Campo Limpo - Rua Aroldo de Azevedo 100, Jardim Bom Refugio - São Paulo

Casa de Cultura do Itaim - Rua Monte Camberela 490, Vila Silva Teles - São Paulo

Casa de Cultura do Tremembé - Rua Maria Amália Lopes de Azevedo 190, Tremembé - São Paulo

Casa de Cultura Hip Hop Leste - Rua Sara Kubitscheck 165-A, Cidade Tiradentes - São Paulo

Casa de Cultura M’Boi Mirim - Av. Inácio Dias da Silva s/nº, Piraporinha - São Paulo

Casarão da Vila Guilherme - Praça Oscar da Silva 110, Vila Guilherme - São Paulo 24/ago 19h

Centro Cultural da Juventude - Av. Deputado Emílio Carlos 3641, Vila Nova Cahoeirinha - São Paulo

Centro Cultural de Guaianazes - Rua Castelo de Leça s/nº, Jardim Soares - São Paulo

Centro Cultural do Grajaú - Rua Prof. Oscar Barreto Filho 252, Parque America - São Paulo

Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias 822, Santo Amaro - São Paulo

Centro Cultural Vila Itororó

Mais Fotos

Criado por Rodrigo Lima