Vereador Fábio Zanchin sugere criação de “Programa de Escolas Cívico-Militares” na rede municipal de ensino

Sc News

O vereador Fábio Zanchin apresentou uma indicação à Prefeitura para que envie à Câmara um projeto de lei para instituir um “Programa de Escola Cívico-Militares”, medida que – segundo ele – será “de grande contribuição de melhoria ao sistema de ensino municipal da cidade de São Carlos”.

 

Zanchin aponta que é da competência do município a criação de programas voltados à educação infantil e ensino fundamental e destaca o “desempenho imensamente assertivo que o Projeto Nacional das Escolas Cívico Militares, trouxe ao sistema de ensino com sua implantação em 2019, conforme dados coletados pelo Ministério da Educação e disponíveis no site do Pecim”.

 

O vereador citou no documento dados indicativos de queda da violência física e verbal e da depredação patrimonial no ambiente escolar. A seu ver, o programa ajuda no “pleno desenvolvimento dos alunos como cidadãos, trabalhando ainda aspectos físico, afetivos, éticos, sociais e simbólicos, seguindo um exímio pilar de valores, a dedicação, o civismo, a excelência, a honestidade e o respeito mútuo”.

 

Depois de ressaltar que civismo e cidadania são fundamentais à formação de uma sociedade democrática, o parlamentar frisou que o programa “não visa em hipótese alguma, à imposição da cultura militar, uma vez que não se fala em atuação ostensiva dos monitores militares, tampouco em ocupação de cargos pertinentes a área de profissionais da educação”.

 

Outro aspecto que Fábio Zanchin sublinhou foi “o sucesso deste programa, a alteração positiva no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas escolas de ensino fundamental, que apresentou uma pontuação de 4,5, após seis anos consecutivos no zero, já no ensino médio a marca chegou aos 3,7, reduzindo a evasão, a repetência e o abandono escolar em ambos os ciclos”.   

    

Ainda na justificativa da indicação, o vereador mencionou a “positiva sinalização do governador do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, da intenção de ampliar o programa no âmbito estadual”. 


Criado por Rodrigo Lima