SOS ESCOLAR É ACIONADO E VIATURAS CHEGAM EM SEIS MINUTOS NO LOCAL

Sc News

A segurança nas escolas é uma preocupação constante de todos. Com o aumento dos relatos relacionados à violência em ambientes escolares, é essencial contar com recursos eficazes para prevenir e responder a situações de emergências de forma rápida e segura. Em São Carlos, o aplicativo SOS Escolar, vem se destacando como uma ferramenta fundamental para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários.
Nesta sexta-feira (01/09) o aplicativo SOS Escolar demonstrou sua eficácia mais uma vez. Uma controladora de acesso do CEMEI Maria Alice Vaz de Macedo, localizada no bairro Cidade Aracy, foi informada por uma professora que havia um indivíduo na parte externa da escola, com uma arma de fogo, disparando o sistema às 8h45. Imediatamente o monitoramento da escola foi acionado, porém pelas câmeras não foi possível a identificação do indivíduo e as viaturas da Guarda Municipal, mesmo com a dificuldade de deslocamento por conta do recape que está sendo feito na região do bairro Cidade Aracy, chegaram em menos de 6 minutos no local. Após verificação e varredura de toda a escola nada foi encontrado, por precaução uma viatura da Guarda Municipal permaneceu no local e a varredura no entorno continua.
O SOS Escolar foi desenvolvido em 2019 pelo Departamento de Operações, Inteligência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Segurança Pública em parceria com a Agência de Inovações da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para dar suporte às escolas da rede municipal de ensino.
Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, reforça que a atitude tanto da professora como da controladora de acesso, foram fundamentais, acionando o dispositivo sem esperar qualquer outra ação do indivíduo. “Nós temos uma situação crítica de traficância em volta do CEMEI Maria Alice, a Guarda Municipal faz vários flagrantes de tráfico de entorpecentes no local, possivelmente essa situação pode ser relacionada a traficância, mas o acionamento foi feito imediatamente. Temos que destacar a pronta resposta da Guarda Municipal e o funcionamento eficaz do sistema”, destaca Gardini.
O incidente destaca a importância do aplicativo e como ele é indispensável como medida de prevenção no caso de ameaças em ambientes escolares.

CÂMERAS - Visando eficácia do monitoramento, garantir a segurança de servidores e alunos, e a preservação do patrimônio público, a Prefeitura de São Carlos, também já instalou câmeras e novos alarmes de segurança em todas as 61 unidades escolares da rede municipal de ensino.
São equipamentos modernos que auxiliam a Guarda Municipal na proteção do patrimônio público, oferece tranquilidade para a comunidade escolar, com disponibilização em tempo real de informações para o desenvolvimento das ações de segurança, controle eficaz, combate à violência no espaço escolar e no seu entorno, evitando ocorrências de roubos, furtos e prejuízo ao bem público.
Foram instaladas câmeras, sensores de monitoramento internos e externos, novos alarmes e sensores de fumaça. Cada unidade, dependendo do tamanho, está recebeu de 8 a 10 sensores externos. A partir do disparo do equipamento, as imagens são enviadas em tempo real para a Central de Monitoramento da Guarda Municipal que envia a viatura na hora para o local. Já nas escolas as imagens são gravadas 24h.
Para munir todas as escolas com esses equipamentos modernos foram investidos mais de R$ 3,1 milhões.

PREMIAÇÃO - São Carlos foi uma das cidades selecionadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para integrar o Programa Nacional de Segurança nas Escolas e vai receber R$ 1 milhão para aquisição de viaturas para a Guarda Municipal e câmeras com inteligência artificial para as escolas municipais. São Carlos foi premiada pelas ações no enfrentamento e prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno.


Criado por Rodrigo Lima