A Vigilância Sanitária da Prefeitura de São Carlos recebeu uma doação de 12 computadores através do Projeto Reciclatesc. O projeto tem o objetivo de promover a inclusão social, digital e ambiental, por meio da captação e recuperação de equipamentos de informática.
O projeto conta com equipamentos doados que não estejam sendo utilizados, após o recebimento, é feito um processo de avaliação, e se for possível recuperar é doado para instituições. Se não, o equipamento é descartado de forma ambientalmente correta.
Segundo o chefe da Vigilância Sanitária, Marcus Petrilli, os computadores estão em excelentes condições e já estão todos instalados e sendo utilizados por toda a equipe da Vigilância. “Essa doação é muito importante, pois foi economizado pelo menos R$ 18 mil por parte da Prefeitura que seria para destinação da compra de novos computadores”, ressalta.
A ideia do projeto segundo Newton Silva, um dos coordenadores, é assumir a parte de resíduos eletrônicos, que é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. “Este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados, já que estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podendo provocar contaminação de solo e água”, explica.
De acordo com o coordenador do Reciclatesc, os computadores servem também para a realização de novos projetos de inclusão digital, o trabalho começa na avaliação, desconstrução e renovação do aparelho eletrônico, sendo aproveitadas até mesmo suas peças. Esse processo de avaliação é feito por voluntários e a coleta seletiva é realizada nas casas, escolas e empresas. “O nosso objetivo é capacitar voluntários para a manutenção em computadores, entre jovens de baixa renda ou até mesmo trabalhadores da coleta seletiva. A pessoa terá a bagagem de um curso de informática”, ressalta Silva.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos, USP (Universidade de São Paulo), Senac e o Nosso Lar. O ponto de coleta está localizado na rua Helvídeo Gouvêa, 186, no bairro Boa Vista.
21/Outubro/2023
133 Views