Furto de água flagrado pelo DAE vira caso de Polícia em Ibaté

Sc News

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DAE) da Prefeitura de Ibaté informa que as fiscalizações nas ligações de água continuam em toda a cidade.

 

As inspeções foram intensificadas desde o dia 12 de setembro, diante das diversas reclamações recebidas referente ao fornecimento normal de água.

 

Desde a constatação da violação de hidrômetro no bairro Domingos Valério, funcionários do DAE e da Fiscalização Municipal já flagraram cerca de 20 ligações clandestinas, popularmente chamadas de “gatos”, na rede pública de fornecimento de água.

 

Os contribuintes infratores foram multados em cerca de R$ 340,00 e tiveram o fornecimento de água interrompido até a regularização dos débitos e nova solicitação de ligação na Prefeitura.

 

Na tarde desta terça-feira, 24, uma residência localizada no bairro Jardim Cruzado II, teve o fornecimento interrompido pela terceira vez. Isso porque, mesmo após o primeiro corte, por conta do “gato”, a Fiscalização constatou a religação clandestina por outras duas vezes.

 

A Fiscalização, com o apoio da Guarda Municipal, esteve no local onde foi aplicada a terceira multa, dessa vez em dobro, por reincidência, além de ter sido lavrado um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, pelo crime de furto de água, onde o averiguado deverá responder criminalmente pelo ato.

 

O DAE alerta que a prática criminosa de ligação clandestina (gato) de água, além de causar prejuízo aos cofres públicos, acarreta prejuízos, principalmente, aos demais contribuintes, que acabam tendo o fornecimento normal de água bastante comprometido.

 

Novo levantamento da Prefeitura de Ibaté, aponta que somente neste ano, já foram realizadas aproximadamente 820 substituições de hidrômetros que estavam quebrados ou em mau funcionamento.

 

O DAE enfatiza novamente que, caso seja interrompido o fornecimento de água pela utilização de “gatos”, somente será reestabelecido após a quitação dos débitos e a aprovação do pedido na Prefeitura.

 

Os usuários que verificarem qualquer irregularidade em seu hidrômetro devem imediatamente, e obrigatoriamente, solicitar a sua troca. A solicitação pode ser feita na Prefeitura de Ibaté, na rua Paulino Carlos, 1300, Centro, para que sejam evitadas as sanções previstas na Lei.

 

Denúncias de ligações clandestinas podem ser realizadas, de forma anônima, através do telefone 153, da Guarda Municipal.


Criado por Rodrigo Lima