Novo campus da UFSCar deverá iniciar atividades em 2014 com três cursos de graduação

Os primeiros cursos de graduação a serem oferecidos no Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de 2014, serão os de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos. A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário da Instituição em reunião realizada no dia 26 de abril. Os próximos passos são a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos aprovados para submissão ao Conselho de Graduação da Universidade e a liberação, pelo Ministério da Educação, das vagas de servidores docentes e técnico-administrativos para início das atividades.

A proposição dos cursos buscou coerência com os eixos norteadores e temas transversais previstos no projeto originalmente apresentado para o novo campus e, também, com a realidade territorial da região de implantação. Além disso, foram consideradas as possibilidades de articulação entre as três áreas, o que permitirá melhor aproveitamento dos docentes a serem contratados e favorecerá o surgimento de programas de pós-graduação interdisciplinares e a consolidação de redes de trabalho em pesquisa e extensão. Outros critérios adotados foram a originalidade em relação aos cursos já oferecidos pela UFSCar nos demais campi e a atratividade das carreiras, considerando o isolamento territorial do novo campus e outras características da região onde está sendo instalado que exigem atenção especial a estratégias de fixação de servidores e estudantes.

Além do desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos primeiros cursos de graduação, uma série de outras ações está sendo realizada para viabilizar o início das atividades no Campus Lagoa do Sino. As edificações já existentes no local estão sendo adequadas para abrigar as atividades administrativas e acadêmicas iniciais e estão previstas novas construções. Em breve serão realizados concursos para o preenchimento de oito vagas de servidores técnico-administrativos já liberadas pelo Ministério da Educação, e há o compromisso de liberação de outras vagas de TAs e dos primeiros docentes no segundo semestre deste ano.

Nos dias 7 e 8 de maio, a equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar esteve no município de Campina de Monte Alegre, o mais próximo do novo campus. Na ocasião, foram realizadas reuniões com toda a equipe da Prefeitura Municipal de Campina de Monte Alegre – incluindo o Prefeito e todo o secretariado – para apresentação da Universidade e, particularmente, das atividades conduzidas pela ProACE. Dentre outros temas debatidos, foram apresentadas as demandas relativas a moradia, transportes e alimentação dos estudantes que comporão as primeiras turmas de graduação do novo campus. Estão previstas visitas a outros municípios da região, não apenas da equipe da ProACE, mas também de outras pró-reitorias e, particularmente, da Pró-Reitoria de Extensão, que está elaborando projetos para início das atividades de extensão no Campus Lagoa do Sino já no segundo semestre deste ano.


Criado por Rodrigo Lima