Munícipes reclamam de falta de médico da UPA da Vila Prado

Na manhã dessa quinta-feira (16), algumas munícipes entraram em contato com a reportagem do Portal São Carlos Aqui Agora para denunciar a falta de médicos na Unidade de Pronto Atendimento ‘Dr. Samuel Valentie de Oliveira’, na Vila Prado. De acordo com a denuncia por volta das 8h não havia nenhum médico presente na unidade de saúde e existiam pacientes esperando atendimento desde as 6h30.

Conversando com a população que estava utilizando a UPA por volta das 11h, horário que a reportagem chegou no local, a média da demora no atendimento era em média superior as 2h de espera como conta a dona de casa Clarice Camargo Marmo que teria chego a unidade por volta das 9h30. “Já faz umas duas horas que estou esperando, eu acho uma tremenda falta de consideração com a população”, disse.

Clarice também falou que espera que esse problema seja logo resolvida pela a administração do prefeito Paulo Altomani (PSDB). “Espero que o Altomani de um jeito nessa situação. Eu também freqüento o posto de saúde da Redenção e lá também não tem um remédio não tem nada”, contou.

Já Claudinei Aparecida Costa, faxineira que estava com seu filho de nove anos com suspeita de infecção de gargantas disse que a situação da saúde de São Carlos é precária e precisa melhorar muito tanto na UPA, como em postos de saúde ou na Santa Casa. “Está horrível, piorou muito depois que mudou o prefeito esta uma porcaria eu estive com a minha filha sete dias internadas na Santa Casa com pedra na vesícula inflamou o pâncreas, no sábado o médico falou que ia fazer uma cirurgia nela e quando foi meio dia liberou para casa. Esta noite eu voltei para a Santa Casa e agora eu estou aqui com ele com infecção de garganta e estou esperando para ser atendida”, contou.

Ela também questionou que não culpa os funcionários pela situação atual da cidade. “Não por culpa dos funcionários, mas porque está faltando médico. A gente entende também que eles não têm como socorrer ninguém, mas engraçado que ontem tinha seis médicos aqui porque uma mulher na Santa Casa falou para mim e hoje tem apenas dois”, reclamou.

Claudineia também contou que na última terça-feira (14) a EPTV já havia feito uma matéria na UPA e que na quarta-feira (15) a unidade teria médicos de monte, porém ela como munícipe se sente despreza pela atual administração municipal. “A EPTV veio aqui anteontem e ontem tinha um monte de médico, enfermeiro não sei da onde e hoje o atendimento já esta novamente precário. Me sinto desprezada, humilhada, porque você tem que ficar se humilhando para ser atendido por um médico”, reclamou.

De acordo com a administração da UPA que não quis se pronunciar com a reportagem, porém em conversa informal informou que naquele momento tinha três médicos atendendo a população, inclusive um desses médicos era secretário de Saúde Edilson Seraphim Abrantes.

A direção da unidade comentou que o secretário tem atendido na UPA quando a situação fica critica como hoje que foi registrada a falta de profissionais e a fila de espera estava passando de duas horas.

Nota da Prefeitura sobre o ocorrido na UPA da Vila Prado: A Secretaria de Saúde comunica que na manhã desta quinta-feira (16), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Vila Prado), dois médicos faltaram ao plantão e outro que estava atendendo deixou o local antes do término do seu horário, sem justificativa. Em virtude dessas ausências, logo no início da manhã somente um médico estava no atendimento, por volta das 9h, outro médico chegou à unidade e na sequência mais um profissional passou atender a população, diminuindo o tempo de espera do plantão. A Secretaria de Saúde informa, ainda, que as escalas dos médicos são encaminhadas antecipadamente para os profissionais. Segundo Noé Carvalho Azambuja Júnior, diretor da UPA, esta quinta-feira (16) foi um dia atípico com mais de 200 consultas até o início da tarde.


Criado por Rodrigo Lima