SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE VACINAÇÃO

Sc News

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal do município, padronizar os atendimentos da sala de vacinas, treinar e tirar as dúvidas de atualizações de sistemas, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está realizando uma série de capacitações.
As capacitações são mensais com encontros teóricos e práticos e abordam temas como rede de frio, imunização, sistemas de informação, eventos adversos de vacina, entre outras orientações e tem como público alvo profissionais de enfermagem (enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem).
Nesta quinta-feira (14/09), no auditório do Paço Municipal, os servidores receberam capacitação sobre os sistemas de informática que são utilizados nas salas de vacinas, o Vacivida, sistema que ofertou o primeiro contato de registros da vacinação da COVID-19.
As palestras foram ministradas pelas enfermeiras da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Lívia Mori e Camila Félix Francisco. Um dos temas abordados foi o sistema do Governo Federal para registro de perdas de doses de vacina.
Denise Martins, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, explica que a Secretaria Municipal de Saúde identificou a necessidade de capacitar todos os profissionais de enfermagem que estão ou não ligados diretamente as salas de vacinação. “Além da atualização, levamos o conhecimento aos novos servidores que passaram a trabalhar na rede para que eles saibam administrar vacinas de forma segura, eficaz e adequada”, destacou.
Lívia Mori, enfermeira da VIGEP, ressalta que essa série de capacitações tem como objetivo melhorar o atendimento nas salas de vacinação. “Já realizamos em uma primeira etapa a capacitação de rede de frio, passando como o imunobiológico sai da Vigilância Epidemiológica e como ele chega até a unidade de saúde. Neste segundo momento estamos falando sobre os sistemas de informações utilizados nas salas de vacinas. O lançamento das doses nesses sistemas ajuda na cobertura e nos indicadores do município”, explicou a enfermeira.


Criado por Rodrigo Lima