São Carlos e Araraquara firmam parceria sobre Diversidade Sexual

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, por meio da Divisão de Política para Diversidade Sexual, firmou uma importante parceria com a Assessoria Especial de Políticas Públicas para Diversidade Sexual de Araraquara.

Segundo a chefe de divisão de Políticas para Diversidade Sexual de São Carlos, Ângela Lopes de Almeida, a finalidade desta parceria é a proposta de uma rede intermunicipal de interação e intercâmbio, visando o desenvolvimento de ações e de políticas públicas direcionadas à promoção da paz social na esfera da diversidade sexual. “Por se tratar de uma questão que extrapola a esfera municipal, o objetivo é que esta parceria seja referência para outros municípios interessados em desenvolver ações com o intuito de minimizar o sofrimento de vitimas de violência por discriminação, bem como, políticas para a promoção da igualdade social,” Explica Ângela.

Esta parceria é importante por estabelecer vínculos de trabalhos e parcerias para a construção de um debate democrático, que respeite as diversas formas de pensar e busque referências por meio do compartilhamento de projetos e propostas, objetivando a construção de uma sociedade justa e imparcial, de forma mais abrangente.

A Divisão de Política para Diversidade Sexual possui importantes parcerias com os governos, Estadual e Federal, por meio de suas Coordenadorias de Políticas para a Diversidade Sexual, que contribuem com o desenvolvimento dos trabalhos, incluindo o compartilhamento de informações, políticas, ações e fornecimento de material educativo, como cartilhas. Agora, a iniciativa para a criação de parcerias intermunicipais certamente difundirá e tornará mais efetivas as políticas e ações realizadas no município.  

A Divisão já vêm trabalhando na construção de uma sociedade mais justa e livre de qualquer tipo de discriminação em função da orientação sexual. O principal enfoque é na área da educação, visando levar informações e promover debates em salas de aula das escolas do município, bem como oferecer capacitação para professores e educadores, para que tenham condições de abordar o tema de forma simples e direta. Com isso, objetivades construir a imagem estereotipada que a sociedade tem, ainda, em relação a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Somente por meio da educação e da devida orientação sobre o assunto é possível construir uma sociedade justa e livre do preconceito e da violência.

Segundo a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziane Tiberti, a Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual constitui-se num importante e relevante núcleo de atendimento e criação de políticas para o desenvolvimento social e a manutenção da cidadania dos indivíduos, de forma justa e igualitária. “Seus objetivos primeiros são garantir a proteção da vida, a promoção e o desenvolvimento social e a implementação de políticas públicas para atendê-los e deve ocorrer de forma igualitária e livre de preconceitos e discriminações”, comenta Wiviane.

A reunião contou também com a presença do assessor Paulo Tetti e com o pessoal da sede da secretaria de Araraquara.


Criado por Rodrigo Lima