SAMU passa a contar com enfermeiro padrão

Publicada na portaria ministerial n°356/2013, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel), antes composto por dois tripulantes sendo um condutor, auxiliar ou um técnico de enfermagem, passará a ser composto também por um enfermeiro padrão.

Considerando a publicação, o SAMU de São Carlos, que conta atualmente com uma ambulância de suporte avançado, quatro ambulâncias de suporte básico, uma motolância e três ambulâncias integradas, já está dentro dos padrões e tem à disposição juntamente com o auxiliar uma enfermeira padrão. “Nossa equipe já trabalhava com três tripulantes. Agora, através dessa portaria, uma das viaturas já corre e atende a população com uma enfermeira padrão, junto com o técnico de enfermagem”, ressalta o coordenador do SAMU, Dr. Ricardo Innecco.

Segundo ele, a unidade receberá por meio de uma emenda parlamentar do vereador Marquinho Amaral (PSDB), uma nova motolância que também deverá se adequar à portaria que determina que a cidade tenha duas motolâncias. “Essa regulamentação aumentará o atendimento na área de abrangência, já que antes o profissional percorria uma área menor e agora com duas motolâncias os atendimentos serão realizados em áreas mais distantes”, explica.

Innecco ressalta também, que foi solicitada uma ambulância para o Distrito de Santa Eudóxia.  “A prefeitura já solicitou a compra de uma ambulância de grande porte para atender toda a região do distrito. A viatura contará com um enfermeiro padrão e todos os requisitos necessários”, comenta.

Com a nova distribuição dos enfermeiros e ambulância de Água Vermelha, o coordenador afirma que o trabalho deverá ser ampliado e a população beneficiada. “Com essa nova distribuição dos enfermeiros, a ambulância integrada, que hoje funciona doze horas diurnas, vai passar a funcionar por 24 horas. Será possível remanejar uma equipe para a ambulância integrada que passará a rodar durante o dia com a mesma equipe, sem aumento nenhum no custo do SAMU”, comemorou o coordenador.


Criado por Rodrigo Lima