Câmara comemora 40 anos da Embrapa e homenageia o diretor de P&D Ladislau Martin Neto

A Câmara Municipal de São Carlos realiza nesta segunda-feira (10) às 19h, no  Auditório da Embrapa (Rua XV de Novembro, 1452 - Centro ), uma sessão solene comemorativa aos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Na ocasião será entregue o título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa,  Ladislau Martin Neto.

O presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB) afirmou que “a realização da solenidade reconhece a importância estratégica da empresa para o Brasil, a excelência do trabalho das unidades sediadas em São Carlos e a decisiva participação de seus pesquisadores e funcionários, dos quais o Dr. Ladislau Martin Neto é um notável representante”.

“Comemorar o aniversário da Embrapa é enaltecer sua história, um marco de inovação  no apoio à produtividade da agropecuária nacional, com o suporte da ciência e da tecnologia”, acrescentou. Serão oradores oficiais da solenidade os vereadores Walcinyr Bragatto (PV) e Lineu Navarro (PT).

Criada em 26 de abril de 1973 e atualmente com 47 unidades de pesquisa e de serviços e 14 unidades centrais administrativas no país, a Embrapa mantém duas unidades no município de São Carlos: a Embrapa Pecuária Sudeste, criada em 26 de agosto de 1975, como Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual (UEPAE), pela incorporação da Estação Experimental de São Carlos, transformada em centro de pesquisa em 1º de maio de 1993, e a Embrapa Instrumentação Agropecuária, fundada em 1984.

CIDADÃO HONORÁRIO – Oficializado pelo Decreto Legislativo No. 784, de autoria do vereador Lineu Navarro (PT), o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto será homenageado com o título de cidadania são-carlense em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em São Carlos.

Natural de Duartina, graduado em Física pela Unesp, com mestrado e doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (USP), Ladislau Martin Neto é pesquisador da empresa desde 1986. Na Embrapa Instrumentação, realizou estudos sobre aplicações de espectroscopia na agricultura, tendo exercido a Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento em duas ocasiões (1990-92 e 1994-97) e a chefia-geral (2002-06). Também foi secretário-executivo do Programa Nacional de Automação Agropecuária e coordenador do Programa Embrapa Labex nos Estados Unidos. Possui pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em ciência do solo e meio ambiente. Com experiência em métodos, técnicas e instrumentação na agropecuária, o pesquisador tem atuado principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica do solo, sequestro de carbono no solo, mudanças climáticas globais, substâncias húmicas, interações de metais e pesticidas no solo e água, ressonância paramagnética eletrônica, fluorescência de laser e luz uv-visível e ressonância magnética nuclear.Foi o primeiro pesquisador latino-americano a ocupar a presidência da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS), nos Estados Unidos. É co-coordenador do Grupo de Pesquisa em Terras Cultiváveis (Croplands) da Aliança Global de Pesquisa em Gases do Efeito Estufa na Agropecuária. É também membro do Comitê Gestor da Programação (CGP), da Embrapa e do Comitê de Assessoramento de Agronomia do CNPq.


Criado por Rodrigo Lima