Convertendo resíduos plásticos em nanoestruturas de carbono

Sc News

O pesquisador Luiz Fernando Gorup, membro do CDMF, publicou o artigo intitulado “Sustainable Energy and Waste Management: How to Transform Plastic Waste into Carbon Nanostructures for Electrochemical Supercapacitors” na revista Waste Management da editora Elsevier, que possui um fator de impacto de 8,1.

O artigo aborda a conversão de resíduos plásticos em nanoestruturas de carbono para supercapacitores eletroquímicos. O crescimento rápido da fabricação de produtos plásticos ultrapassou a capacidade global de lidar com esse tipo de resíduo, tornando-se uma preocupação ambiental significativa, assim como o descarte inadequado de supercapacitores.

Uma resposta importante ao problema é a conversão dos resíduos em materiais de alto valor, como supercapacitores feitos de nanomateriais de carbono. Entre várias metodologias de reciclagem, a pirólise se destaca pela simplicidade e eficiência no tratamento de resíduos plásticos misturados, resultando na produção de materiais carbonáceos com diversas dimensões (0D, 1D, 2D e 3D). Assim, essa tecnologia oferece novas possibilidades para a utilização de resíduos plásticos e outros tipos de resíduos na criação de materiais à base de carbono mais acessíveis para supercapacitores.

Segundo os autores, o artigo foi elaborado com base nos conhecimentos adquiridos ao longo de anos de pesquisa no CDMF, e os temas foram abordados a partir da perspectiva dos materiais nanométricos. Além de Gorup, assinam o artigo Elisangela Pacheco da Silva, Vanessa Hafemann Fragal, Elizângela Hafemann Fragal, Thiago Sequinel, Luiz Fernando Gorup, Rafael Silva e Edvani C. Muniz.

 

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).


Criado por Rodrigo Lima