DEFESA CIVIL DE SÃO CARLOS PARTICIPA DE SEMINáRIO SOBRE CIDADES RESILIENTES

Sc News

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), promove nesta quinta-feira (10), das 9h às 17h30, na Cidade Universitária, na capital paulista, o seminário “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade Está se Preparando”, no qual lista dez passos para formar uma cidade com capacidade de reduzir os riscos e as vulnerabilidades locais e, em caso de desastre, recuperar-se em curto prazo e com o menor prejuízo possível à população.

 

São Carlos estará sendo representada pela Defesa Civil e o diretor do órgão, Pedro Caballero, disse que será uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre as ocorrências envolvendo desastres naturais. “Nós vamos buscar mais informações sobre como se preparar para o período de chuvas fortes no verão. Sabemos que não ocorrem tragédias na nossa cidade, mas nunca é demais estarmos prontos para atender as ocorrências que por ventura venham acontecer”, disse.

 

O crescimento mal planejado das metrópoles e as mudanças climáticas, expõem as cidades a uma série de riscos, que comprometem a vida de milhões de pessoas. Atenta a isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a campanha mundial para fortalecer e auxiliar, principalmente, os municípios considerados prioritários.

 

De acordo com a Defesa Civil Estadual, nesse encontro serão trabalhados os municípios localizados na faixa onde há o maior número de ocorrências e densidade demográfica, ou seja, muitas pessoas vivendo na mesma área.

 

Serão abordados a importância e os passos para o município preparar-se para enfrentar qualquer problema com o menor prejuízo possível. Vão ser tratadas também a deficiência em relação aos desastres e despertar a necessidade de elaborar planos de contingência e preventivo, para atender a todos os gêneros da população.

 

Participam da abertura do seminário o presidente do Cepam, Lobbe Neto, o secretário-chefe da Casa  Militar, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto,  o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, e o diretor acadêmico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Waldomiro Loyola.

 

Na ocasião, será lançado o Ensino a Distância (EaD) para Agentes Municipais de Defesa Civil, pelo coordenador técnico da Univesp, Daniel Carnelossi.


Criado por Rodrigo Lima