Programa Jovens Embaixadores 2024 está com inscrições abertas

Sc News

FOTO: Promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

 

Programa leva estudantes do Ensino Médio da rede pública para intercâmbio nos EUA.  Aluna da EE “Conde do Pinhal” de São Carlos foi selecionada e participou da edição do ano passado. Jovens de 15 a 18 anos podem se inscrever até 13 de agosto

 

Promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, o Programa Jovens Embaixadores (JE) - edição de 2024 - está com inscrições abertas até o dia 13 de agosto, pelo site: www.jovensembaixadores.org.br. O programa leva estudantes do Ensino Médio da rede pública para um intercâmbio de duas semanas nos EUA.

Os alunos selecionados serão anunciados até 3 de novembro de 2023 e o intercâmbio está previsto para acontecer de 19 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024. Para a edição de 2024, poderão se inscrever estudantes que estão atualmente engajados, por pelo menos seis meses, em iniciativas de empreendedorismo e impacto social e que buscam soluções criativas para problemas em suas comunidades. Perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa também estão entre os pré-requisitos.

O programa busca jovens que querem desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar sua comunidade. Independentemente de serem ações grandes ou pequenas, ou da área de empreendedorismo, como por exemplo, inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, necessidades especiais, cooperativas em geral etc.

Em 2023, a estudante Yzadora Calza Siqueira, que cursava a 3a série do Ensino Médio na EE “Conde do Pinhal” de São Carlos, foi uma das selecionadas e explica que participar do Programa Jovens Embaixadores foi um divisor de águas para seus objetivos. “Fazer parte desse programa é uma alegria ímpar, pois uma vez Jovem Embaixador, sempre Jovem Embaixador. É uma experiência inigualável que resulta em uma troca sem fim de conhecimentos e vivências de mundo. Ter contato direto com a língua inglesa, desenvolver e apresentar um projeto de impacto social, compartilhar a cultura brasileira e estar aberta para conhecer a cultura dos Estados Unidos, criar laços de proximidade com os amigos e com a host family, fazer networking, acessar novas oportunidades de estudo, experimentar novos sabores, conhecer a história do país e visitar os pontos turísticos são apenas algumas das tantas experiências únicas que o programa nos proporciona. Retornei para o Brasil com um olhar muito mais amplo, não só para o futuro, mas para o meu presente também”.

PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES: Criado em 2003, o Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos.

Entre os principais parceiros do programa estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a ampla rede de Centros Binacionais/Espaços Americanos – BNCs, além de empresas que demonstram um claro comprometimento com a responsabilidade social corporativa: MSD e SMTour. 

Atualmente, o Programa Jovens Embaixadores é implementado em todo continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde sua criação, 798 jovens brasileiros já participaram do programa.

Em São Carlos, o Programa Jovens Embaixadores tem apoio do Centro Binacional CICBEU, certificado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e que desenvolve diversas ações voltadas à população da cidade, sempre em consonância com os objetivos da Missão Diplomática dos EUA, por meio do programa American Spaces.

Como instituição parceira do Programa, as primeiras etapas do processo seletivo, para os inscritos em São Carlos e região, é feita pelo próprio CICBEU.  Para Yúri Marmorato, diretor do CICBEU, essa é uma vantagem importante. “Indicamos daqui dois candidatos para a fase nacional, que é feita posteriormente pelas equipes das Embaixadas dos Consulados. Nos últimos dois anos tivemos candidatos, indicados por nós, aprovados na seleção final e isso nos orgulha muito”.


Criado por Rodrigo Lima