AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE CONTROLE E PREVENÇÃO DO ESCORPIÃO/ESCORPIONISMO

Sc News

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, em parceria com o Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, oferecerá durante toda esta semana uma capacitação especial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o controle e prevenção do escorpião/escorpionismo.
Já na sexta-feira (01/09), a Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, realizará no Terminal Rodoviário, orientações a população com o tema “Com escorpião não se brinca, prevenção de acidentes e socorro rápido".
No âmbito estadual a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está realizando até 1º de setembro a Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo/Escorpião com o objetivo de intensificar as ações e a comunicação social para prevenir a ocorrência de escorpiões nos espaços públicos e nas casas, bem como empoderar os responsáveis pelas crianças sobre as situações e sintomas que sugerem o acidente e sensibiliza-los de que, uma vez picada, a criança deve ser levada o quanto antes ao Ponto Estratégico de Soros Antivenenos (PESA) de referência.
“Em São Carlos, o PESA fica na Santa Casa, sendo que as crianças com até 10 anos de idade são as mais suscetíveis ao envenenamento grave, e em caso de picada, devem ser conduzidas ao hospital”, ressalta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins.

O aparecimento ou encontro de escorpião deve ser informado a Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, pessoalmente ou através pelo telefone 3307-7405, onde o munícipe receberá todas as orientações sobre as medidas preventivas e esclarecimentos que forem necessários em cada situação.
“Os Agentes de Combate as Endemias já atuam rotineiramente, identificando situações favoráveis ao aracnídeo e esclarecendo os munícipes sobre cuidados e medidas preventivas”, informou a médica veterinária e supervisora da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, Luciana Marchetti.
Maiores informações e recomendações de manejo ambiental e adoção de barreiras físicas para prevenção podem ser encontradas no site www.saocarlos.sp.gov.br, ou nas redes sociais (Instagram e Facebook) da Prefeitura de São Carlos com orientações à população.


Criado por Rodrigo Lima